04/11/2008

CONCLUSÃO


Observando a gravura acima, é impossível obter uma interpretação correta . Caso a legenda estivesse incluída, logo haveria entendimento. A legenda é um artíficio inerente para qualquer mapa e assim como título, escala e fonte, não deve ser esquecida nunca.
Outras convenções

Alguns símbolos muito utilizados em outros tipos de mapa não mostrados.



Mapa de atuação


Em alguns mapas, os números são colocados como forma mais fácil de identificação e entendimento. No mapa acima, pontos vermelhos são os projetos e os números são escritórios.
Mapa Econômico


Economia de cada local representada pelo próprio desenho daquele produto e tradução de siglas dos elementos e minerais encontrados na região.

03/11/2008

Mapa Político

Há utilização de traços com três cores completamente distintias, o que facilita o entendimento. Também houve exploração de desenhos, como estrela e círculo, para chamar atenção dos lugares mais importantes.
Mapas Históricos

Em ambos os mapas a legenda exibe rotas já feitas, com cores e tracejado diferentes. Além disso, o segundo mostra os casamentos e famílias importantes da época, representados por desenhos de coroas e triângulos.
Mapa Hidrográfico



Mapa de hidrovias do Brasil, em que são mostrados trechos navegáveis , trechos de pouca navegabilidade e obstáculos à navegação. Para destinguí-los foram usados diferentes tamanhos e cores para os rios, além de marcações com pontos.



DIFERENTES MAPAS, DIVERSAS LEGENDAS


Mapas Geomorfológicos (relevo)

A legenda exibe o relevo de uma região através de cores. Do amarelo ao branco, a altitude aumenta.O verde (ou em alguns amarelo) ocorre quando há menor altitude e o branco o contrário, maior altitude.


Mapa Climático



Como podemos notar, as legendas podem representar um mesmo fator, mas de formas diferentes. É possível criar legendas da maneira que for, contudo é necessário que essa esteja correta e obtenha relação com o mapa.
Na primeira demonstração, houve utilização de diferentes tons de preto e branco,com apenas números, algo mais básico. Já na segunda, empregou-se ,minuciosamente ,cores diferente para cada clima, com o nome específico deles.